segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Trocando ovelhas e cabras por cana irrigada no Semiárido

  Rinaldo dos Santos
Revista O BERRO, nº 149 - Outubro de 2011
Parece brincadeira, mas não é. O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, está com o Projeto pronto. Não é um ministro qualquer; é justamente o da Integração Nacional. Ao invés de integrar a região sertaneja nordestina, por meio de cabras e ovelhas, ele pretende desintegrar, trocando os inocentes ruminantes pela cana irrigada. Liquidar o certo, para ficar com o incerto!
O principal objetivo do Projeto é, além de ampliar a produção do combustível no Brasil, impulsionar o programa de irrigação na região, cujo investimento poderá alcançar R$ 5 bilhões por meio de PPPs (parcerias público-privadas).
iz o projeto que “aliados à irrigação, o clima seco, a alta incidência de luz solar e as chuvas concentradas em poucos meses do ano fazem da região uma das melhores do Brasil para o cultivo da cana-de-açúcar”.
Continua, dizendo que, “segundo pesquisas da Embrapa, a cana-de-açúcar plantada na região chega a ter produtividade de 200 toneladas por hectare”. Afirma, também, que “a condição ideal afastaria o risco de quebra da safra da cana por condições climáticas, como ocorreu neste ano na região centro-sul do país, e a consequente elevação dos preços dos combustíveis por falta de oferta de etanol”.
www.remaatlantico.org/Members/suassuna/campanhas/trocando-ovelhas-e-cabras-por-cana-irrigada-no-semiarido/view