Ana Maria Montragio Pires de Camargo; Denise Viani Caser; Marineusa Takaes; Waldemar Pires de Camargo Filho
A produção de um bem de consumo na Agricultura exige planejamento, administração do uso de fatores de produção (recursos naturais, mão de- obra, insumos, irrigação, máquinas, etc.) e sua posterior comercialização no mercado. Além de todos esses entraves gerenciais, no processo produtivo agrícola, existem dois obstáculos intrínsecos à atividade: em curto espaço de tempo, a produção sofre influência direta do clima e a venda do produto depende da eficácia dos agentes de comercialização, do poder aquisitivo do consumidor e da competição entre alimentos.
Em olericultura existem outros dois obstáculos que conseguem desarticular o sistema produtivo e o mercado. O primeiro é que as hortaliças, por serem culturas de inverno, com o início dos plantios geralmente em julho - época mais propícia ao seu desenvolvimento - provocam concentração excessiva da produção, dado que todos os olerícolas (cerca de 70 espécies) têm suas maiores safras concentradas no período compreendido entre setembro a janeiro. O segundo motivo é que os produtores não seguem planejamento rigoroso da área a ser cultivada. Basta que algum produto tenha preço alto, por qualquer motivo, os olericultores reagem produzindo mais e, conseqüentemente, os preços em breve tornam-se baixíssimos, o que implica em prejuízos financeiros e grandes perdas de alimento na região de produção.